Novo Horto Municipal deve cultivar 50 mil mudas por mês de 85 espécies diferentes

Novo Horto Municipal deve cultivar 50 mil mudas por mês de 85 espécies diferentes

Do:joaopessoa.pb.gov.br

Pensando em garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), deu início às obras do novo Horto Municipal. Com um investimento de aproximadamente R$400 mil, o projeto envolve a construção de viveiros para a produção das mudas, salas técnica e administrativa, viveiros sombreados, galpão, vestiários, banheiros, refeitório, almoxarifados, copa e salas para oficinas, além de um completo sistema de irrigação. O novo Horto deverá propiciar o cultivo de 50 mil mudas por mês, de 85 espécies diferentes, que serão distribuídas por toda a cidade.

O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria de Paisagismo da Sedurb (Dipai) e deve ser concluído nos próximos 60 dias. O Horto, até então localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, agora contará com uma área maior, de mais de 4.590 m², além de abrigar as equipes de podas e da Divisão de Parques e Jardins do Dipai. A principal preocupação foi desenvolver uma proposta adequada para viabilizar a produção de mudas herbáceas, arbustivas, arbóreas e palmeiras, como também a produção de mudas medicinais.

“É um projeto grandioso, elaborado por nossa equipe técnica, e que vai beneficiar a população de João Pessoa em longo prazo, tendo em vista que as espécies cultivadas no local serão inseridas nas praças e avenidas de toda capital, deixando a cidade ainda mais florida e verde”, ressalta Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

A Sedurb está em trabalho concentrado para a conclusão do novo Horto. “Estamos felizes com a reta final desse projeto, o nosso setor de manutenção tem intensificado as atividades no local para dar celeridade às obras no local e a expectativa é de que em dois meses o novo Horto seja entregue à população”, destaca João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano.

João Pessoa ainda mais verde – A produção das mudas, prioritariamente, será captada da manutenção de praças e árvores matrizes e deve contar com diversos canteiros, com capacidade de produção de 50 mil mudas, de diversas espécies e tamanhos. A intenção da PMJP é, além de beneficiar o paisagismo da Capital, auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios.

A cidade de João Pessoa é rodeada por zonas naturais, parques e reservas de Mata Atlântica. De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a Capital possui cerca de 40% de área verde, o que corresponde a 41,76m²/habitante. “Com o novo horto, a cidade se tornará autossuficiente na produção de plantas, incluindo as ornamentais”, reitera Sérgio Chaves.

Localização – O Horto será administrado pela Diretoria de Paisagismo da Sedurb, com atividades a ser desempenhadas com 12 profissionais entre agrônomos e jardineiros. Ele está localizado nas ruas Waldemar Mesquita Acioli e Maria Eliete Coutinho Fabrício (Três Ruas), no bairro dos Bancários.

0 Comment