Plantio de árvores em Eugênio de Melo será concluído na sexta-feira

Plantio de árvores em Eugênio de Melo será concluído na sexta-feira

Do: sjc.sp

A Prefeitura de São José dos Campos vai concluir até a próxima sexta-feira (16) o plantio de 210 árvores na avenida Marilise Martins dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, na zona leste.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

As mudas estão sendo plantadas no canteiro central, ao lado da ciclovia e nas áreas verdes da avenida, que possui grande fluxo de veículos por ser uma das principais ligações dos bairros adjacentes a Eugênio de Melo, com o viaduto do Santa Inês e com Caçapava.

O local vai ganhar ipês-amarelos, quaresmeiras e diversos tipos de árvores nativas da região, como jequitibás, embaúbas, ingás, andaçus e sibipirunas, entre outras.

O trabalho atende solicitações feitas por munícipes pela Central 156 e ao Plano Municipal de Arborização Urbana.

Qualidade de vida

Com esta medida, a Prefeitura garantirá o aumento da arborização naquela região, ampliando a qualidade de vida da população. Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima.

Árvores são grandes símbolos da natureza e fundamentais para o equilíbrio ambiental. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, a poluição sonora e fornecem sombra e abrigo para inúmeras espécies.

Arborização

A atual Administração tem ampliado o plantio de árvores na região central e nos bairros de todas as regiões.

São José tem atualmente cerca de 185 mil árvores. Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade de corte.

Em 2017, a Prefeitura plantou cerca de 10 mil mudas de árvores em vias públicas, praças e APPs urbana (áreas de preservação permanente em torno de rios e córregos).

A Secretaria de Manutenção da Cidade foi responsável pela implantação de 2.434 mudas em calçadas, praças, parques e áreas verdes. Os critérios foram baseados no Plano Municipal de Arborização Urbana, que indica as áreas com maior e menor índices de arborização, além de metas gradativas de plantio.

Demandas

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço através dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação.

Munícipes também podem solicitar o plantio de árvores por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.

Os responsáveis por loteamentos aprovados pela Administração, por sua vez, têm que apresentar um projeto de arborização para os locais onde irão implementar seus empreendimentos, conforme legislação.

0 Comment