FLÁVIO BARCELOS OLIVEIRA, SÓCIO FUNDADOR DA SBAU, RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO DE PORTO ALEGRE

FLÁVIO BARCELOS OLIVEIRA, SÓCIO FUNDADOR DA SBAU, RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO DE PORTO ALEGRE

Na noite do dia 28 de novembro, o sócio fundador da SBAU Flávio Barcelos Oliveira foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre com o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre durante Sessão Solene. A iniciativa foi do Vereador Adeli Sell, buscando honrar o esforço incansável do biólogo Flávio ao longo dos seus 42 anos de Serviço Público Municipal junto ao Município de Porto Alegre, sempre atuando na área ambiental e Arborização Urbana com dedicação exemplar.
Participaram da cerimônia familiares, amigos e membros da SBAU, entre eles a bióloga Maria do Carmo Sanchotene que em discurso emocionado descreveu as marcas deixadas pelo colega de carreira no serviço municipal, além do Diretor Regional Sul da SBAU João Augusto Bagatini, Secretário Regional Sul Eduardo Delgado Olabarriaga, a Presidente do Fórum Gaúcho de Arborização Luiz Rodrigues Danusa Oliveira, e associados que puderam se fazer presentes.
Flávio Barcelos Oliveira, nascido em 1954 em Porto Alegre, ingressou por concurso público em 1975 na Prefeitura de Porto Alegre no cargo de Técnico Agrícola, na antiga Divisão de Praças e Jardins da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). Em 2011, foi nomeado biólogo da SMAM por meio de novo concurso público e, ao longo de sua carreira, contribuiu profissionalmente em importantes momentos da história da capital gaúcha. Destaca-se o trabalho na Arborização Urbana, criação do Plano Diretor de Arborização Urbana, e o seu papel no protocolo firmado entre a SMAM e a Companhia Estadual de Energia Elétrica que estabeleceu, entre outras recomendações, a implantação dos cabos ecológicos em substituição às redes elétricas convencionais, permitindo, assim, o convívio mais harmonioso entre as redes elétricas e a arborização pública urbana. Oliveira ainda participou das implantações dos parques Moinhos de Vento, Marinha do Brasil, Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho) e Mascarenhas de Moraes. Aposentou-se recentemente da Prefeitura de Porto Alegre e já mantém intensa atividade como consultor em meio ambiente e arboricultura.
Quem conhece pessoalmente o querido Flávio, sabe como ele é uma pessoa atenciosa, inteligente, desprendido de vaidades e muito humilde, que ensina a quem quiser aprender tudo o que ele conseguiu juntar em sua bagagem profissional e humana. Solidário e altamente capacitado, Flávio é um ícone da Arborização Urbana do Brasil, com um legado que todos devemos almejar para nossas vidas.
Parabéns Flávio Barcelos Oliveira! Que sua nova etapa profissional como aposentado e consultor seja tranquila e muito bem aproveitada!

Texto: Diretoria Regional Sul da SBAU

0 Comment