Prefeitura de Salto inicia o projeto Espaço Árvore para ampliar arborização urbana

Prefeitura de Salto inicia o projeto Espaço Árvore para ampliar arborização urbana

Do Canalitv

A Prefeitura de Salto está mudando o cenário do município com o aumento do número de árvores. O projeto de arborização urbana Espaço Árvore foi instituído pelo Prefeito Geraldo Garcia, conforme o decreto 94, publicado no último sábado (22). O documento estabelece as normas que orientarão o poder público e a população a como realizar o plantio de árvores em Salto.

A Prefeitura começou a fazer sua parte em junho deste ano, fazendo a adequação dos canteiros, que passam a ser chamados de Espaço Árvore. A ação ocorre nos prédios públicos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a CSO Ambiental, e a meta é atingir 30% das calçadas dessas edificações até o fim de 2017.

Conforme o decreto, nas calçadas com dois metros de largura as dimensões do Espaço Árvore deverão ser de, no mínimo, 40% da largura e o comprimento deve ter o dobro da largura. Já nas calçadas inferiores a dois metros, o Espaço Árvore deve ser elaborado de acordo com projeto específico.

O decreto também determina que nas construções residenciais dos novos loteamentos será obrigatório o cumprimento das seguintes questões: a calçada deve ter largura mínima de dois metros e meio e a calçada deve possuir faixas ajardinadas, destinadas ao plantio de árvores e ao cultivo de pequenos jardins.

As árvores a serem plantadas no município serão estabelecidas pela Secretaria do Meio Ambiente. O plantio não deverá ter arbustos que prejudiquem a passagem de pedestres e nem a visão de motoristas. O descumprimento das determinações pode acarretar multa para os proprietários dos novos loteamentos.

Foto: Imprensa Salto

0 Comment