Secretarias trabalham em parceria no serviço de poda de árvores em João Pessoa

Secretarias trabalham em parceria no serviço de poda de árvores em João Pessoa

Do Paraíba Online

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), dá continuidade aos serviços de poda de árvores em toda a cidade. No Teleatendimento da Emlur são registradas aproximadamente 300 solicitações para coleta de poda por mês.

“No período de inverno o número de solicitações de poda aumenta, porque cresce o risco de queda de galhos devido ao excesso de peso provocado pela grande quantidade de chuva. A Autarquia mantém equipes para fazer o recolhimento de podas, independente de solicitação do usuário, desde que o volume seja pequeno”, explica o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

O diretor de Controle Ambiental da Semam, Anderson Fontes, explica que nas matas não é feita poda, mas nas áreas urbanas muitas vezes é necessária para garantir o equilíbrio físico das árvores, sua formação ou evitar que os galhos avancem em direção a fiação elétrica ou para os telhados.

“O período recomendado para realizar as podas em áreas urbanas é entre os meses de março a junho, após a floração das espécies. Nem sempre o corte de parte da planta é necessário, o ideal é definir a intervenção após uma vistoria técnica”, explica.

A população pode solicitar a avaliação de árvores urbanas à Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, pelo telefone 3264-1680. Após vistoria técnica da Semam, um laudo é enviado para a Diretoria de Paisagismo (Dpai) da Sedurb, que executa o serviço. Os galhos e resíduos são recolhidos pelos agentes da Emlur.

Serviço

A retirada da poda é gratuita em pequena quantidade. Caso o volume seja em torno de uma caçamba pequena é cobrada uma taxa de serviço, a partir de R$ 150,00. A solicitação deve ser feita através do 0800 0832425/3214 7628/3214 7644/3255 8444. De acordo com a programação, o serviço deve ser executado em até oito dias úteis.

0 Comment