Blumenau terá primeiro Plano Municipal de Arborização

Blumenau terá primeiro Plano Municipal de Arborização

Da Prefeitura de Blumenau

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) está trabalhando para desenvolver o primeiro Plano Municipal de Arborização para Blumenau. O plano vai tratar exclusivamente sobre o plantio de árvores na cidade pelos próximos 20 anos. A proposta é inovadora, já que vai ajudar a desenvolver a arborização de forma adequada sem prejuízo à cidade, principalmente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo o presidente da fundação, Alexandre Baumgratz, a previsão é de iniciar a elaboração do plano ainda no segundo semestre deste ano em parceria com o curso de Engenharia da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Para agilizar os trabalhos, a Faema finalizou também a criação do Manual de Arborização, que trata exclusivamente sobre os tipos de árvores que melhor se adaptam ao meio urbano.

Além da diversidade, o manual também fornece as características destas árvores e de que forma elas reagem ao meio ambiente, se terão raízes profundas ou não e qual altura elas poderão atingir, por exemplo. “A conclusão do manual foi a primeira etapa dos trabalhos que estão sendo feitos para a elaboração do Plano Municipal de Arborização do município. Depois de formatado, será possível direcionar o correto plantio de árvores nas próximas duas décadas”, diz Alexandre.

Análise

A próxima etapa da Faema é fazer uma análise do estado das árvores plantadas atualmente no município, principalmente nas áreas centrais, como a ruas XV de Novembro e Sete de Setembro. “Vamos verificar quais as árvores que estão trazendo prejuízo, como a destruição de calçadas em função das raízes ou dos galhos altos, que entram em contato com fiação da energia elétrica das vias”, afirma Alexandre.

0 Comment