Taubaté apresenta Plano de Arborização Urbana

Taubaté apresenta Plano de Arborização Urbana

Da Gazeta de Taubaté

Em meio a críticas com relação ao serviço de poda, que tem sido considerado agressivo demais por alguns munícipes, a Prefeitura de Taubaté apresenta nessa sexta-feira o Plano de Arborização Urbana.

Na audiência pública, que será realizada na Câmara a partir das 9h, também será apresentado o diagnóstico da situação da arborização urbana na cidade.

O diagnóstico é o resultado dos estudos e levantamentos realizados em campo, que subsidiaram a elaboração do plano.

PLANO/ Segundo a prefeitura, o “Plano de Arborização Urbana é o instrumento técnico, norteador das decisões sobre quaisquer aspectos relacionados à arborização, aplicado às condições e características do município. É resultado da apreciação do conjunto de elementos físicos e ambientais, os quais foram levantados por meio da realização de um inventário, que quantifica custos, identifica problemas passíveis de redefinição das diretrizes de manejo, propõe programas de conscientização e educação ambiental e possibilita a divulgação dos resultados obtidos”.

O plano foi elaborado pela empresa VM Engenharia de Recursos Hídricos, “que por meio de um trabalho de amostragem percorreu todos os bairros da cidade colhendo informações sobre o estado fitossanitário das espécies árboreas, situação de poda, existência de conflitos da arborização com equipamentos urbanos, tamanho de copa, tamanho do canteiro, dentre outras peculiaridades importantes que fazem parte do diagnóstico da situação atual do município no que tange à arborização urbana”.

A administração alega que “a arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. As árvores proporcionam sombra, amenizam a temperatura, aumentam a umidade relativa do ar, melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora”.

0 Comment