Treinamento ensina técnicas corretas de poda urbana

Treinamento ensina técnicas corretas de poda urbana

Da Folha do Mate

Padronizar a copada das árvores do perímetro urbano e evitar que as pessoas façam a condução errada das árvores localizadas nos passeios públicos e, principalmente, que não façam a poda drástica. Foi o objetivo que a equipe da Semma promoveu a oficina de podas urbanas na tarde desta terça-feira, 16, no auditório da secretaria municipal de Educação (SME).

O treinamento consistiu em duas etapas. A primeira foi teórica e a segunda, a prática na Praça da Matriz, onde os técnicos da Semma efetuaram a poda em três árvores. O secretário municipal de Meio Ambiente Clóvis Schwertner, explicou que antes de cortar os galhos, é necessário e importante se conhecer a árvore, pois a poda é comparada a uma cirurgia.

‘Para executar a poda em árvores urbanas, é necessário que se compreenda como elas crescem. Isto é muito fácil, porém, exige um pouco de observação’, frisou. Ele acrescentou que o corte dos galhos precisa ser feito de uma maneira racional e somente em caso de necessidade e não como rotina e, deve-se cortar somente o mínimo necessário para cada situação. ‘A poda mal orientada pode deixar uma árvore ainda mais doente, pois é uma agressão a um ser vivo e deve ser feita sempre por um profissional especializado.’

Schwertner orientou que a poda somente pode ser efetuada com autorização pelo setor competente da Prefeitura, pois as árvores do logradouro público são de responsabilidade da Prefeitura e não somente de quem as plantou. ‘O corte de árvores no perímetro urbano é crime previsto no Código Florestal e pode acarretar em processo judicial e altíssimas multas’, alertou.

O secretário explicou que as podas são a de formação, de manutenção e/ou limpeza, e, de segurança e que elas podem ser executadas pela população, porém, as drásticas estão proibidas e a retirada maior de 30% da copada já conota poda drástica. Schwertner orientou ainda que o recolhimento dos galhos das árvores do passeio público é de responsabilidade da Semma e os do interior dos pátios é dos proprietários.

0 Comment