Semma informa que árvore caiu nesta sexta por falta de poda

Semma informa que árvore caiu nesta sexta por falta de poda

Do G1 PA

Nesta sexta-feira (24), caiu sexta mangueira em Belém, desde o início deste mês fevereiro. Os desabamentos tem assustado moradores. Cinco pessoas já perderam seus carros nesses acidentes. Neste último caso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou a copa da árvore estava grande demais, já a raiz muito pequena, a situação teria agilizado o apodrecimento da árvore.
Ainda segundo a Semma, a poda da mangueira foi feita de maneira incorreta. “Esse trabalho devia ter sido feito antes, mas a gente tinha certos problemas de poda muito drástica, porque pessoas denunciam a secretaria achando que estavam acabando com as mangueiras, com nossos corredores verdes. E as podas não foram executradas como deveriam ter sido feitas”, confessa Paulo Porto, diretor de áreas verdes da Semma.

Plano de arborização

Mas a manutenção é lei desde 2012 e conta no plano municipal de arborização da capital. Esse manuela foi organizado pelo diretor da Semma Paulo Porto e pela paisagista Heliana Brasil da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O plano garante que devem ser priorizados os procedimentos de prevenção, além de executar e manter atualizdo um inventário de arborização urbana da cidade. Mas a Semma não confirmou a existência do inventário. “A gente está sempre falando, o problema é que não adianta só falar, tem que fazer. E para fazer tem que ter meios para fazer. Essas pessoas que fazem, fazem por paixão pela árvore. Mas é preciso ter vontade política também”, comenta Heliana Brasil.

Outras árvores

No mês de fevereiro, já foram registradas cinco quedas de mangueiras nos bairros de Nazaré e Umarizal. No dia 3 de fevereiro, uma árvore caiu na avenida Benjamin Costant, destruindo quatro carros que estavam estacionados no trecho entre as avenidas Nazaré e Braz de Aguiar.
No dia 7 de fevereiro, uma árvore caiu na avenida Nazaré entre as avenidas Generalíssimo Deodoro e Quintino Bocaiúva. No mesmo dia outra mangueira caiu na avenida Generalíssimo Deodoro entre as ruas Antônio Barreto e Domingos Marreiros. No último dia 21, uma mangueira desabou na avenida Nazaré, nas proximidades do cruzamento com a travessa 14 de Março, ao lado da Basílica Santuário.

0 Comment