Abertas as inscrições para o Campeonato de Escalada em Árvores

Estão abertas as inscrições para o VI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores (CBEA), a ser realizado dentro da programação do XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU). O evento deste ano ocorrerá no Parque Quinta da Boa Vista da cidade de Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de novembro.

Os integrantes do CBEA, composto por arboristas especialistas em acrodendrologia, escolheram a Quinta da Boa pois, além das suas árvores exuberantes reunirem as condições ideais para a prática das cinco modalidades da competição, o parque oferece a oportunidade do público em geral assistir o evento. Este ano o campeonato está aberto também para competidores ibero-americanos.

No dia 8, ocorrerá a fase de classificação e, no dia 9, a fase final com o Desafio dos Mestres. Evento preliminar a este último e não obrigatório, mas co premiação para o melhor colocado, ocorrerá também no dia 9. Trata-se do Desafio Trava-pés Cabeça a Cabeça, cuja inscrição deve ser feita no dia 8.

Todos os participantes do CBEA devem participar da reunião preparatória, que ocorrerá no dia 7, para inspeção de equipamentos e explanação das regras e procedimentos, conforme a programação. Para participar do CBEA, o competidor deverá conhecer os procedimentos, regras e técnicas de escalada conforme recomendação da Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA). O campeão geral CBEA estará qualificado a participar do International Tree Climbing Championship (ITCC) da ISA.

Se o primeiro colocado não puder comparecer, o segundo lugar estará qualificado.

A taxa é de R$ 150,00 por competidor dá direito a:

– camisa do Campeonato

– adesivos da SBAU

– adesivos do CBEA

– desconto para participação do XVIII CBAU

Para realizar a inscrição, clique aqui.

Histórico

O CBEA é uma iniciativa da ISA (International Society of Arboriculture), que realizou a sua primeira edição em 1976. No Brasil, o primeiro Campeonato aconteceu em 2008 durante o XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, sediado na cidade de Manaus, no Amazonas.

Esta competição tem crescido e se expandido promovendo práticas seguras de trabalho, demonstrando avanços em equipamentos e técnicas e alcançando o reconhecimento da indústria e do público em geral. Nas grandes cidades, cada vez mais é necessário difundir técnicas de escalada com o uso de cordas, tendo em vista as grandes dificuldades enfrentadas especialmente pelo setor público municipal e por concessionárias de energia elétrica no trato da arborização em ruas e avenidas.

Programação

Dia: 06 de Novembro

Horário

Atividades

8:00

Início da preparação da área da competição

17:00

Término do primeiro dia de preparação da área de competição

Dia: 07 de Novembro

Horário

Atividades

8:00

Início do segundo dia de preparação da área de competição

17:00

Término do segundo dia de preparação da área de competição

19:00

Reunião da Arbitragem

20:00

Reunião de apresentação, sorteio da ordem de competição e inspeção de equipamentos

22:00

Término da reunião de apresentação e conferência de equipamentos

Dia: 08 de Novembro

Horário

Atividades

8:00

Abertura do CBEA (Participação Pres. do Congresso, Pres. da SBAU, Pres. CBEA e convidados

8:30

Início oficial da Competição com as Modalidades de Trava-pés, Trabalho na Árvore, Resgate Aéreo, Lançamento de linha e Escalada Rápida.

12:00

Almoço

13:30

Reinício da Competição

18:00

Término do primeiro dia de Competição

Dia: 09 de Novembro

Horário

Atividades

8:30

Início do segundo dia de Competição

9:00

Desafio Trava-pés Cabeça a Cabeça (Competição livre entre os competidores)

10:00

Final da Competição com Desafio dos Mestres

12:00

Término da CBEA

0 Comment