Biólogos da Sbau dão curso de poda no RS

Os biólogos da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Marco Aurélio Verdade e João Augusto Bagatini, realizam nesta quarta-feira e quinta-feira o Curso de Gestão do Elemento Vegetal e Podas Técnicas para funcionários da prefeitura de Serafina Correa, interior do Rio Grande do Sul. Conforme Bagatini, serão 12 horas de curso teórico e prático, que contará com a nova Norma de Poda da ABNT.

O mesmo curso foi ministrado por Bagatini em m novembro de 2013, em Farroupilha. No total, 28 pessoas, participaram. “O resultado foi muito bom, pois alavancou o debate contínuo no município com vistas a melhorar a forma de manejo e planejamento das árvores públicas. O curso ensina conhecimentos técnicos muito importantes, que permitem a boa conservação de plantas, bem como o manejo adequado, em casos que a poda seja necessária”, afirma Bagatini.

O curso tem carga horária variável, de 8 a 12 horas, das quais 4 são de atividades práticas em campo, com execução de podas pelos alunos, demonstrações de podas com motosserra, e análise de áreas verdes. “É preciso que as pessoas compreendam a dimensão das árvores como seres vivos, não apenas no discurso, mas na forma como manejam e cultivam as plantas. Plantas são organismos que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, portanto reagem a estímulos e agressões como qualquer outro ser vivo”, diz o biólogo.

Integram a programação dicas sobre tipos de podas, época mais favorável, cuidados e precauções necessárias, equipamentos utilizados, uso racional das espécies segundo suas aptidões ecológicas e potenciais paisagísticos, prevenção de acidentes e Segurança do Trabalho.

0 Comment